Gilson Guimarães da Silveira
Textos
ALGUÉM ESTÁ VENDO

  As pessoas se encantam com as  novelas, com os filmes, com as peças teatrais e seus atores; encantam-se com os personagens dos romances;
  ...e se esquecem delas mesmas, das suas vidas, vidas que lhes foram realmente concedidas por não sabem quem...
  ...(QUEM?)...
  ... - vidas das quais poderiam estar fazendo melhor uso para si próprias e para outras pessoas.
  Mesmo desfrutando de um prato de alimentos três ou quatro vezes ao dia, de uma cama onde repousam seus corpos e descansam suas cabeças em travesseiro macio, agasalhadas no quentinho das cobertas nas noites de frio...
  ... - mesmo assim, elas não valorizam suas vidas.
  Enquanto isso, lá fora (elas sabem, mas fazem de conta que não) está o seu semelhante...
  ...deitado na calçada, tentando dormir o sono complicado dos justos, coberto por uma folha de jornal velho ou um pedaço de papelão arranjado no latão de lixo...
  ... - com o estômago vazio, sem sequer um pires de alimento comido, talvez por sorte tendo bebido água que encontrou na bica do jardim florido.
  Elas sabem, mas fazem de conta que não: que lá fora está o seu semelhante protegido pela marquise do prédio da esquina, encolhido debaixo de montoeiras de papel que dão notícias das tramoias políticas e dos times de futebol, curvado (como bebê preste a nascer) num ventre imundo formado dos restos de caixas de papelão que abrigaram televisores, geladeiras ou lavadoras de roupas, nos quais se leem os dizeres: "CUIDADO, FRÁGIL! ESTE LADO PARA CIMA"...
  Elas sabem, mas fazem de conta que não: que a noite chuvosa encharcará aqueles arranjos que lhe servem de coberta;
  ...e que ele receberá no rosto os borrifos das águas do céu;
  ...águas que formarão poças;
  ...poças que poderão ser a fonte da sua primeira, e única, alimentação no dia que amanhecerá... tal e qual um pobre cãozinho vadio...
  ...Mas, quem se importará?
  (...)
  Quem se importará é QUEM verdadeiramente se importa.
  ...ALGUÉM se importará com ele;
  ...e, com certeza, a água respingada em seu rosto durante a madrugada, molhará, como óleo santo e abençoado, a face carcomida onde os olhos não têm mais lágrimas.
  (...)
  Depois, na manhã seguinte, é possível que lá fora seja encontrada apenas uma carcaça coberta de andrajos, não mais precisando de cobertores e manjares,
  ...pois o semelhante terá sido recolhido por QUEM o colocará à Sua direita;
  ...e ele, sem fome, sem sede, será feliz, para sempre!
  (...)
...................................................................................................

  Suas histórias de vida dariam uma boa peça de teatro, ou uma novela, ou um enredo de filme, ou um romance lindo.
  ...Pena que, antes, certamente algum curioso não se terá preocupado em lhe perguntar:
  - Você tem histórias pra contar?
  Ele teria dito que sim, que tinha muitas histórias... histórias bonitas!
  ...Mas, tristes... trágicas... 
  ... - por não ter vivido como merecia entre as pessoas,
  ...por ter sido, durante grande parte da sua existência, um homem caído na calçada.
 
                                     ---<<)){o}((>>---


Set., 16, 2013              
 
Guimaraens Esse
Enviado por Guimaraens Esse em 16/09/2013
Alterado em 28/01/2016
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras