Gilson Guimarães da Silveira
Textos
 
EU, HEIN!

 Me lembro como se fosse hoje...
 (...)
.........................................................................................
 
 Epa! Antes de começar, duas coisinhas. Primeira: "Me lembro como se fosse hoje" - é expressão velhinha pra daná, manjada pra chuchu... no entanto, é pórtico largo, ponto de partida para quem quer relatar "antigamentes". Segunda: dizem os mestres que não se deve usar o pronome oblíquo para iniciar um escrito. No tempo de estudante tentei argumentar com a professora: ..."- Há poucos dias li crônica de Raquel de Queiroz, que iniciava assim: 'Me contaram'..." E ela prontamente respondeu: "- Mas, Raquel de Queiroz é Raquel de Queiroz!..." 
 Portanto, não se deve, mas, se pode, porque existe a jurisprudência.
 (...)
.........................................................................................
 Me lembro como se fosse hoje...
 Não sei se num fim de semana ou num dia de férias, eu estava à toa na vida, brincando no quintal, quando vi uma saúva carregando enorme pedaço de folha.
 Acostumado a ouvir histórias de todo jeito, a assistir filmes idem, peguei um graveto e comecei a fazer cruzes no chão, tentando interromper o trajeto da cabeçuda. 
 - Ela vai parar! Ela vai parar, quando eu fizer a décima terceira cruz! - eu dizia pra mim.
 Continuei riscando...
 ... - quarta cruz, quinta -...
 ...A bichinha parava, desviava um pouco o rumo, e continuava em frente.
 ...Sétima... Oitava...
 Ela era determinada; não perdia a rota. 
 - Ela vai parar na décima terceira!!!
 
...Décima...
 ...Décima segunda...
 (...)

 Na décima terceira, ela parou!!!
 ...Parou, arriou a folha que carregava, fincou as duas pernas traseiras no chão, dobrou as pernas intermediárias para ficar "de mãos na cintura", ergueu as duas dianteiras para o alto, olhou-me fixamente e gritou, zangada:

 - Escuta aqui, ô, menino! Você está vendo aquela gabirobeira lá no alto? Depois dela, a jaqueira? Depois, a mangueira? A goiabeira? O cafeeiro? Ah! A goiabeira  e o cafeeiro você não consegue mais ver, não é? - estão mais distantes... Mas eu estou vindo de mais distante ainda. Estou vindo lá do fim do quintal, onde tem uns melõezinhos enrolados na cerca de arame farpado. É de lá que eu estou vindo; e estou cansada, ouviu? Can-sa-da!... Agora: se você é supersticioso, EU NÃO SOU!!! Então: vai me deixar sossegada, ou não???
 (!!!)

 Pegou de volta sua carga e continuou viagem.
 ...Passou pelo gato preto (- Olha, Romão, aquele garoto! Diz pra ele, diz!... - falou com o gato), passou por debaixo da escada encostada na parede da casa dos fundos...

...............................................................................................

 ...Quando já estava na boca do formigueiro, e, virando-se para trás, me viu próximo dela, esbravejou:
  - Eu hein! Você continua me seguindo?!... 
 
... - mas logo se arrependeu:
 -...Oh, me desculpe!... Não devia ser indelicada assim!... É que eu tenho muita coisa a fazer, ainda... Mas... quer entrar um instantinho? Aceita um chazinho de fungos?...  

                             ---<<)){o}((>>---


Jan., 04, 2013
 
Guimaraens Esse
Enviado por Guimaraens Esse em 04/01/2013
Alterado em 13/07/2018
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras