Gilson Guimarães da Silveira
Textos



TRANSPARÊNCIA


 Assim encontramos nos dicionários:

 Transparência - Substantivo
feminino:
"qualidade ou condição do que é transparente". Sentido figurado: "qualidade do que não é ambíguo; clareza; limpidez".

Transparente - Adjetivo de dois gêneros: "que se deixa atravessar pela luz, permitindo a visão nítida de objetos que se encontram atrás". Sentido figurado: "evidente; claro; óbvio".
 Ambíguo - Adjetivo: "que se pode tomar em mais de um sentido; equívoco".

.................................................................................................

 Acabáramos de "inaugurar" mais uma fase da "modernização" da agência do Banco do Brasil em que eu trabalhava.
 A mesa da gerência-adjunta, que por acaso era a minha naquele instante, ficava próxima à entrada do público, e dali eu avistava tudo lá fora, pelas portas de vidro recém-colocadas. Os ventiladores tentavam compensar a ventilação natural, coisa que absolutamente não conseguiam e teriam que continuar por muito tempo assim, talvez durante anos, até que um dia o banco "estivesse em condições" (?!) de dotar a agência das máquinas fazedoras de ar condicionado.
 As cristalinas portas de vidro temperado arrancaram elogios da clientela acostumada às antigas portas de enrolar, pesadonas, desajeitadas e que mais pareciam grades de celas chiques, quando eram fechadas para o público.
 De repente...
 Bummm!...
 ...
- e um dos vigilantes saiu correndo para atender uma senhora velhinha que fora à agência receber sua pensão e que, ao sair, não se lembrara da novidade e foi impedida violentamente por aquela barreira transparente, machucando o rosto com o impacto, os óculos lhe magoando o nariz e a pálpebra inferior.
 (...)
 Desde aquele dia não mais confiei em "coisas transparentes".
 (...)
 Não sei se, gramaticalmente, estarei me expressando de acordo com as regras ditadas pelos estudiosos; não sou gramático; mas, "transparência", para mim, pode não ter sentido ambíguo quando se trate de substantivo feminino...        
          ... - mas, quando é gritada a torto e a direito nos palanques, nos negócios, nos relacionamentos... é ambígua, sim! É adjetiva: pode ser tomada em dois sentidos!
 ...Logo, se (por exemplo) você se diz meu amigo e quiser continuar merecendo minha confiança, mostre-se translúcido, e estarei enxergando melhor você à minha frente; pois, se disser que é transparente, poderei estar vendo outra coisa do outro lado, que não você.
 ...'Tá bom assim?

                                   ---<<)){o}((>>---



Jan.01, 2013
      
Guimaraens Esse
Enviado por Guimaraens Esse em 01/01/2013
Alterado em 13/10/2020
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras