Gilson Guimarães da Silveira
Textos
ANOTAÇÃO PARA O DIÁRIO (7)

  Vede,  Senhora Minha, esse arvoredo  plantado em Vosso jardim: 
  ...vede, como já se mostram sentidas as primeiras árvores (as dispostas na ladeirinha): como estão ressequidas, como estão parcas suas frondes com tantos ramos já não sustentando folhas!... 
  Alguém que passe, acaso pressentindo, pelo pasmo do meu rosto, este nosso colóquio, sentirá vontade de dizer-me, ou mesmo me dirá:  "- É o inverno completando a tarefa não concluída pelo outono. Não se aflija, pois logo chegará a primavera, para torná-las viçosas."  
  Pobre alguém; como se engana!... 
  ...Não terá percebido ainda a diferença nas árvores alinhadas mais abaixo, e que por isso melhormente desfrutam dos úmidos veios subterrâneos que, escassos embora, empoçam no terreno aplanado... 
  ...Não terá percebido o mal que faz (e fará a todas as árvores) o novato piso de lajotas de cimento, modernosa couraça propositalmente feita para proteger os pèsinhos calçados dos misseiros dominicais e os arcabouços das bólides que fazem aqui estacionamento, livrando-os todos, gentes e máquinas, das lamas no tempo chuvoso...
  ...Não terá percebido que a armadura é perversa, deixa sequiosas as raízes do vetusto arvoredo - e ele já começa a definhar...
  Por vê-lo tão bonito, e bucólico, e colorido de flores, e interessante, e cheio de arbustos trabalhados com arte, houve tempo em que proclamávamos, orgulhosos: " - Eis o Adro!"
  ...Entanto agora mal lhe destinam um varredor para recolher as folhas caídas, restinhos outrora transformados em húmus por jardineiros artistas.
  ...Era, então, o Adro! e não simplesmente um adro.
  (...)
  Senhora Minha! - onde estão os canteiros floridos?...
................................................................................................

  (Oh, árvores! centenares árvores que um dia viram a derrocada da antiga igrejinha!... que um dia viram a construção do novo templo, este templo que, ainda incompleto, em não muitos distantes dias, não futurosos dias!, verá a derrubada de todas essas verdes molduras que hoje sentem sede, pela secura do chão, pela secura de homens feitos de poucas águas...
  (...- pois não são assim: secos! os homens que não têm em si uma gota de sensibilidade?)
.................................................................................................
    

  Vede, Senhora Minha: da Vossa igreja tiraram até os sinos!...
  ...Por que não tirarão também as Vossas árvores?
  ...(Os homens o farão, Senhora Minha Nossa Senhora! Os homens insensíveis o farão!)...


                                ---<<)){o}((>>---


Ago, 02, 2015 
       
Guimaraens Esse
Enviado por Guimaraens Esse em 02/08/2015
Alterado em 27/07/2020
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras