Gilson Guimarães da Silveira
Textos
TEMPOS... TEMPOS...

  Ele percebeu, quando uma turma de meninos e meninas passou a seu lado e, olhando-o, começou a rir e cochichar, uns sorrisos debochados, uns cochichos tapados por mãos que não queriam deixar escapar palavras indiscretas.
  Por que procederam assim, sem motivo aparente? - pois todos deviam ter a mesma idade dele; os meninos, vestidos como ele: calças curtas seguras por suspensórios, camisas de algodão, sapatos de couro duro, empoeirados, meias acinzentadas de punhos coloridos e frouxos por tanto uso; as meninas, em costumes brancos, rendados (pois era dia de festa), besteirinhas enfeitando os cabelos... Por que, então?
 ...Talvez fosse o pirulito de açúcar queimado, que tinha na mão; talvez fosse o pacotinho de gergelim torrado e moído, também na sua mão... Por quê?...
  ...Certamente os moleques não resistiriam aos desejos de parar diante das barraquinhas de bambu e chita para comprar, como ele, espelhinhos, ioiôs, bolas de arrebentar, estalos, buscapés... as garotas, bonequinhas, brinquinhos e cordões dourados com pedrinhas de vidro colorido... Por que, então, o deboche?
  ...Não iriam, eles, beber caldo de cana, olhar os barquinhos que rodeiam o chafariz multicor?...
  O menino não entendeu; e sentiu-se ridicularizado. Talvez, enfim, fosse a sua própria timidez, ali, olhando o povo chegar, gente vinda de longe, descarregada pelos trens especiais...

  (...)
 
...Saiu de onde estava parado e entrou na igrejinha, entristecido.
  (...)
.................................................................................................


  Ele percebeu, quando uma turma de meninos e meninas passou a seu lado e começou a rir e cochichar. 
  ...Por quê? 
 
Talvez fosse por estar sozinho, mascando palavras, gesticulando...
  ...Sozinho... como alguém avariado das ideias...
  Sozinho, onde, outrora, barraquinhas de bambu e chita, enfileiradas, faziam crianças alegres... 
  ... - e agora, no mesmo espaço, umas coberturas brancas como roupagens da Ku Klux Klan; no lugar de coreto, palanque com enormes aparelhagens de som!... 
  ...Mas o espaço, neste dia de festa da Padroeira, vazio de povo...
  ... - pois já não existem trens especiais.
  (...)
  Sentindo-se ridicularizado, saiu de onde estava e entrou na igreja nova, entristecido. 
  Lá, no altar de cimento, a mesma imagem de Nossa Senhora, tendo em Seus braços o Filho.
  ...A mesma imagem de Mãe entristecida, que outrora repousara em altar de cedro... 
  ...Mas estava lá Maria, com Seu Filho, resistindo.
  - Tempos, meu filho! Tempos!... -- disse Ela ao ancião que foi orar.
  (...)
.................................................................................................


  Setenta anos decorridos, entre este e o 15 de agosto de 1943. Setenta anos...
  ...Os meninos e meninas que passaram ao lado do homem, todos com camisetas coloridas, tênis de marca; meninos de bermudas, meninas de shortinhos... A turma de meninos e meninas, levando nas mãos (não pirulitos ou saquinhos de gergelim, mas) smartphones e MP3, tinha mesmo,  motivo para  rir e cochichar, debochando das lembranças que ele deixava escapar com seus murmúrios e gestos.

                                            ---<<)){o}((>>---

Ago., 15, 2013  


                                                  

             
              
    
Guimaraens Esse
Enviado por Guimaraens Esse em 15/08/2013
Alterado em 27/01/2016
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras